Sobre WeakAuras

Sobre WeakAuras

Sem categoria 0

Olá pessoas! Aqui é Sylvvia e eu vou falar um pouco sobre o addon WeakAuras. Como eu não sei de tudo, pedi ajuda ao Raghom vai aparecer lá pelo meio do texto para nos ajudar!

Nosso tutorial é sobre um addon que, por mostrar de maneira mais clara várias informações do jogo, melhora nosso desempenho de maneira considerável. O nome dele é WeakAuras (WA) e ele possui tanto funcionalidades bem simples, como importar a aura que outra pessoa criou, quanto funcionalidades mais complexas – para quem gosta de criar as próprias, com condições bem específicas para cada luta.

Existem WeakAuras para tudo do jogo: rotação para melhorar o DPS; uso berloques ou habilidades; ou ainda mecânicas de raid e mítica+.

Neste texto, vamos falar de como encontrar, importar, modificar e criar WA simples (as mais complexas precisa de código em LUA, o que foge de meus conhecimentos). 


1. Onde encontrar e como importar

O site mais conhecido onde você encontra a maior variedade de WA’s é este aqui (o bom é que também há perfis de Vuhdo e Elvui!). Lá já tem feitas muitos tipos de WA, então é melhor dar uma visitinha antes de quebrar a cabeça fazendo uma.

​​Para escolher e importar uma WA para o jogo, basta procurar auras da especialização/ mecânica desejada e vai aparecer uma lista com vários modelos. Prefira testar (sim, você vai ter que testar alguns para ver qual melhor fica na tua tela) os que tem mais “estrelas”; note que também aparecem informações como a data de lançamento/ atualização e comentários. Quanto mais estrelinhas e comentários positivos, melhor.

Quando você escolhe uma aura, aparece uma outra tela com mais informações sobre ela. Então encontre a opção Copy WeakAura Import String. É nesta opção que você vai clicar para copiar o código da WA.

Para abrir o addon no jogo, só digitar o comando /wa no chat . Deverá aparecer esta janela em seu jogo, selecione “Novo”, depois “Importar”.

Deverá aparecer uma nova janela, na qual você vai “colar” o código (Ctrl+v no teclado). Daí é só clicar em Import e esperar um pouco, dependendo do tamanho da WA e da tua conexão de internet, pode demorar uns instantes.

2. Como modificar uma WeakAuras

Depois de fazer este processo explicado acima, a WA deverá aparecer na tua tela mais ou menos assim:

Vamos nos focar nessas três marcas vermelhas. A que está no lado esquerdo é o nome da WA que você acabou de importar. Caso você clique com o botão direito nela, aparecem as opções como “Renomear”, “Duplicar” ou mesmo “Deletar”. É importante lembrar que você pode tanto importar apenas uma WA como um grupo delas. Então caso você queira deletar o grupo por completo, lembre-se de optar por “Delete Children and Group” para que todas sejam excluídas.

Na aba “Mostruário” é onde você pode modificar algumas opções, para a WA ficar melhor na tua tela —  como a altura e o posicionamento — além de poder adicionar efeitos, como texto, borda e brilho. Você pode modificar o posicionamento da WA também arrastando com o mouse.

Já na aba “Load” vão aparecer opções para você determinar quando a sua WA apareça na tela. Por exemplo, caso você tenha importado alguma especialmente para tank, você pode escolher apenas para ela aparecer quando você estiver nesta função. Existem muitas opções, como em PVP ou em determinada instância, tudo para seu jogo não ficar poluído quando você dela.

3. Compartilhando WA dentro do jogo

Da mesma forma como linkamos itens ou habilidades no bate-papo (clicando Shift+botão do mouse em cima do item), podemos também compartilhar WA. É só digitar /wa, encontrar a WA na lista, e clicar nela. Aparecerá no bate-papo que você desejar (na guilda, no grupo, no sussurro para alguém); ao clicar no link, o addon começará a baixar a WA dentro do jogo. Depois disso, aparece a mesma opção de quando você busca em um site: basta clicar “importar” e a WA aparecerá na tua tela e no add-on.

4. Como criar uma WA simples

Como falei antes, o WA pode ser um addon bem simples, se você apenas importa conteúdos que outros jogadores fizeram. Para a criação de novas WA, precisamos de um pouco mais de atenção. Hoje em dia a nova interface já auxilia bastante, mas seguem algumas dicas que pedi a Raghom,  um officer da nossa guilda.

— E aí, Raghom, seja bem-vindo!

— Olá, pessoal, Raghom assumindo o post!

— Mas me diz aí, se como faço para monitorar um buff da minha classe usando uma WeakAuras?

Primeiramente abra o seu WA, /wa, e selecione o tipo de monitoramento que gostaria de ver em sua tela (pode ser uma textura ou um ícone). No caso, vamos tomar como exemplo e monitorar o buff de Guerreiro Armas, Golpes a Esmo. Ao criar uma WA, ela aparece na tua lista, como mostra a imagem abaixo:

Logo após isso aparecerá a seguinte janela com várias abas e opções (preste atenção naquela interrogaçãozinha que apareceu na tela):

A primeira caixinha selecionada é para dar o nome da sua aura, para ficar mais fácil de agrupar e modificá-la depois, e saber o que cada aura criada faz, no caso vou colocar o nome Golpes a Esmo, que seria para saber que essa aura monitora o meu buff.

Dessa forma eu crio o ícone que vai aparecer na tela.

— Mas como acessar o buff dentro do jogo?

No meu caso, fui até um boneco de treino e usei a habilidade a habilidade, e assim que o buff apareceu peguei sua ID passando o mouse em cima do buff. Vale ressaltar que usuários do ElvUI podem pegar diretamente dessa forma a ID do buff, berloque ou habilidade; caso não estejam encontrando a ID, vocês podem usar o nome da habilidade no idioma em que seu WoW está instalado (ou buscar a ID no site do Wowhead).  Bom, temos aqui que a ID do buff é 260708, assim qualquer pessoa em qualquer idioma poderá utilizar essa mesma aura, pois a ID é da habilidade e não tem vínculo com o idioma.

— Hmmm, como isso você criou o botão da WA’s, mas como faço para ela funcionar?

Vamos observar a imagem abaixo e encontrar as seguintes informações: a aba “Trigger” (gatilho); “Type” (tipo), “Unit” (unidade) e “AuraType” (tipo de aura):

Depois de ter conseguido a ID da habilidade, vamos à janela “Trigger”, que será onde colocaremos as condições para que o meu ícone apareça na minha tela; então deixo selecionado “Buff” (no Aura Type); como o alvo da habilidade sou eu, então deixo em “Unit” selecionado “Player”. Vamos inserir o ID na opção “Aura Name”.

Ótimo! Agora vocês podem perceber que a interrogação virou o símbolo do buff:

— Certo, mas vi na imagem que apareceram outras opções…

Sim, porque cliquei em outra aba, “Display” (mostruário), para deixar bonitinha nossa aura. Observem que nessa aba, tem vários comandos que vocês podem alterar, mas no momento o que nos interessa é saber quanto tempo falta para o buff expirar. Quantas vezes não queremos saber quanto tempo falta para um proc de berloque acabar ou para renovar um buff de DPS ou Tank? Para ver esta informação, então vamos colocar %p que vai mostrar o progresso do buff. Ou seja, se um buff tem 20 segundos, ele vai mostrar um contador de 20 a 0; e quando chegar a 0, o ícone da sua aura vai desaparecer da tela.

Então temos um exemplo aqui de como ficaria a aura logo após eu usar o Golpes a Esmo (que está junto a outras auras).

Além disso, podemos brincar com mais algumas coisas interessantes, por exemplo, auxiliar na sua rotação!

— Não precisa saber de código em LUA para isso?

— Não necessariamente, vamo simbora que eu te mostro:

Quantas vezes você não leu aquele guia de prioridade de habilidades no Icy Veins? Mas na hora da rotação você se atrapalha todo, porque tem muita coisa acontecendo?

Pois é, para, se não zerar, minimizar esses problemas podemos fazer nossas WeakAuras Brilharem, Fazer Barulhos, Mudar de Cor ou qualquer forma que você julgue útil.

Como um exemplo básico de como fazer uma ou mais ações com o mesmo ícone, sem precisar ficar colocando vários ícones sobrepostos para diferentes triggers, vou utilizar o Executar do guerreiro.

Podemos ver que o ícone da habilidade “Executar” está apagado, na cor cinza — isso mostra que ele não está em Cooldown (no tempo de recarga), porém eu não tenho recursos suficientes para utilizá-lo. Fiz isso como mostra a imagem abaixo, a nossa nova amiga, a aba “Conditions” (condições), que nada mais é do que uma sequência lógica que vai gerar ações de acordo com as condições que colocarmos.

Nesse caso colocamos uma condição de Recursos Insuficientes, então segue uma logicazinha de: Se meus Recursos Insuficientes for Verdade, Então meu ícone vai se apagar.

Mas eu posso adicionar mais “triggers” para essa habilidade, com novos recursos. Prosseguindo o exemplo do “Executar”, vou rastrear se o buff do talento “Morte Súbita” está ativo; quando isso acontecer, então meu ícone irá brilhar!

— Mas Raghom, como você fez isso?

Vejamos, quando você seleciona um  Trigger para sua habilidade, você pode colocar mais de um dessa forma:

Por fim, o clássico de todo Guerreiro, Se eu tiver Recursos Suficientes E meu alvo estiver com Vida menor que 20%, meu ícone irá brilhar!

Seguindo essa lógica, você pode ir montando sua lista de prioridades nas habilidades, somente monitorando seus buffs e outras condições que o Weakauras nos proporciona!

Bom, é isso! quaisquer dúvidas em relação ao Weak Auras, podem me whispar: Raghom – Azralon ou adicionar na BNet LordXanthus#1767, que ajudarei no que for preciso.

Texto Celeste (Sylvvia/ Caaesh) e Raghom.