Sobre Vuhdo

Sobre Vuhdo

Sem categoria 0

Simbora ver como o Vuhdo funciona? Esse texto é para iniciantes que querem aprender usar o addon, ok?


1. Apresentação


Vuhdo, para quem não conhece, é um addon que modifica a interface para auxiliar jogadores a terem melhor desempenho em suas curas. Existem outros que também fazem o mesmo papel, como HealBot; outros curadores ainda preferem o Clique. Este post pretende explicar o básico do Vuhdo: como organizar as curas e algumas funcionalidades que ajudarão a otimizar o desempenho.


A imagem abaixo mostra como o Vuhdo aparece quando estou em grupo de raid. Você pode escolher a posição (apenas arrastando com o mouse), o tamanho e as cores que vão aparecer na tela. Há pessoas que jogam com ele no canto inferior da tela, com tamanho bem menor que este ou com as barras nas cores de cada classe (eu sou uma daquelas pessoas que precisam estar com todas as informações bem grandes na tela, por isso o tamanho).

Para configurar, encontre o ícone do Vuhdo fica no teu mini-mapa (caso não apareça, você pode digitar ‘/vuhdo opt’ no chat do jogo). Clicando com o botão direito, abre-se esta janela aqui:

Sim, de início parece muita coisa (e é muita coisa!). Algumas opções eu nunca mexi, na verdade. Então vamos nos concentrar no que vai ajudar de maneira rápida. Por que marquei as opções no Filter, Lock Panels e Hide Panels? Eu selecionei aquela opção do Filter para que os tanks não apareçam repetidos nos grupos — já que eles possuem um painel só para eles durante a raid (ensino isso já, já). Em Lock Panel, esteja certo de marcar no In Fight para que você não arraste o painel sem querer durante a luta. Há a opção Hide Panels que você pode ativar para que os painéis sumam quando você estiver fazendo outras atividades, como jogando sozinho (solo) ou em batalhas de pets.


2. Adicionando as Magias

Observem a imagem abaixo:

A aba da parte inferior — Spells — é onde vamos adicionar as magias que usaremos. No Vuhdo, você cura clicando nos painéis. Por isso escolhemos a cura que cada botão do mouse terá. Faremos isso arrastando a cura do grimório até a caixa de texto — digitar exatamente o nome da magia também funciona. É também possível fazer combinações com o teclado. Veja que na parte esquerda, tem as opções do Modifier Key; nelas, você pode fazer combinações dos clicks com o teclado (Ctrl, Alt e Shift). Por exemplo, se eu clico apenas com o botão esquerdo do mouse, a cura utilizada será Choque Sagrado; se eu usar o Ctrl+botão esquerdo, a cura usada será Benção do Sacrifício.


Não tem ideia de qual magia colocar em que botão? Bem, isso é realmente bem pessoal e vai depender de quais curas você usa mais. Eu tenho uma paladina, uma xamã e uma sacerdote, então eu tento deixar um padrão mais ou menos assim: curas rápidas no botão esquerdo; curas mais demoradas no botão direito. O botão do meio sempre para dissipações. Girar o scroll do mouse (a rodinha) sempre será uma cura em área; girar para cima sempre uma magia que potencialize minhas curas. Mas a ideia não é copiar de alguém e sim ver como você se adapta mais e consegue curar mais rápido com essa configuração (mesmo assim, caso você queira copiar de alguém, tem no site wago).


Vejam que também há a opção Hostile, na qual você pode configurar magias de ataque aos alvos. Essa opção é muito útil para curadores que possuem habilidades de dano que influenciam na cura, como é o “Julgamento” para paladinos ou as habilidades de dano de sacerdotes disciplina.


3. Configurando os painéis


Pode parecer estranho, mas vamos pular para a última aba do addon, Move. É nesta opção que você vai configurar os painéis e o que você quer que apareçam neles. Creio que os painéis que aparecem por padrão são os que estão mostrando na imagem; caso não, basta clicar na opção Add new painel. Lembrando que é você que escolhe onde os painéis ficarão, apenas os arrastando com o mouse.

Tenham a certeza de criar este Panel 2 (no “Add new panel”) e configurá-lo como está na imagem — Main Tank. Pois é isso que fará os tanks aparecem sempre separados do resto do grupo. Em grupos de raid de guilda, o RL deve sempre lembrar de indicar os main tanks; em grupos de LFR, os tanks já virão indicados. Lembrando que, por padrão, virá o painel de pets… podem remover sem dó. Quem cura pet de caçador é o caçador, não a gente!


Como eu falei anteriormente, tamanho e cores são completamente configuráveis para ficar da maneira que melhor convém na sua tela; para isto vamos explorar a aba Panels. Só quero chamar atenção para você ter certeza de qual painel está configurando, pois você pode deixar painéis de tamanhos/ cores diferentes. Muda-se o painel, clicando nele enquanto o addon está aberto.

Da imagem acima, quero mostrar as três opções marcadas: Sizing (tamanho); Bars (barras) e Targets (alvos). Na opção Sizing, temos as barras nas quais podem ser modificadas a altura/ largura/ escala e até mesmo o espaçamento entre as colunas dos painéis. Pode ir mexendo nas setinhas sem medo, até encontrar o tamanho ideal para sua interface. Na segunda opção, Bars, é onde você escolhe as cores e texturas das barras dos jogadores. Quero chamar a atenção aqui para dois aspectos: o Bar Color, que você deve marcar Color Class caso queira que a cor das barras sejam a mesma da classe dos jogadores. E também a opção Dmg Flash que dá ênfase à barra de jogar que está levando dano.


Ainda nesta aba, há a configuração de Target, com algumas opções de mostrar o “alvo” dos jogadores. Eu, particularmente, sempre deixo ativado no painel dos tanks, como mostra a tabela abaixo. Isso facilita em usar magias hostis nos alvos em questão. Se também quiser esta opção — muito válida para paladinos que batem ou sacerdotes disciplina —, estejam certos de selecionar o painel dos main tanks e ver se a opção target está ativada, como mostra a imagem abaixo:

4. Hot’s e Debuff’s

Curadores possuem habilidades que precisam estar sempre ativas, como o Foco da Fé do paladino; ou Expiação para os sacerdotes disciplina; ou Contracorrente para xamãs ou habilidades em geral de Hot’s (cura por tempo). Se você quiser ver o ícone dessas curas nas barras dos jogadores, basta — ainda na aba Panels — ir até a opção Hot Icons. Nela, basta selecionar a magia em questão. Notem, na imagem abaixo, que o desenho na parte esquerda da imagem é, justamente, o posicionamento do slot no Vuhdo. Então você pode ir testando para ver onde fica mais visível, além de mexer nas barrinhas para escolher os tamanhos.

Além dos Hot’s, há também os danos que precisam ser curados ou as habilidades que precisam ser dissipadas, que vamos chamar de Debuff. Caso seu addon esteja atualizado, a maioria das habilidades já estão habilitadas e aparecem no padrão de cores abaixo, como mostra a figura:

Pelas cores, você pode saber qual tipo do Debuff que o jogador está nessa ordem: Poison (Veneno); Disease (Doença); Curse (Maldição); Magic (Magia); Custom (Customização). As cores te ajudam a saber o que sua classe pode dissipar. Porém, principalmente quando uma raid nova é lançada, nem todas as habilidades estão cadastradas, então elas não vão aparecer de primeira na barra dos jogadores. Mas isso não é um problema. Caso seu grupo de raid esteja tendo problemas com uma habilidade específica de um boss, basta procurar a habilidade na lista que vem no addon ou procurar o ID da magia e adicioná-la (alguns addons mostram o ID ou você pode procurar no site Wowhead).

Bem, depois do tutorial, nem é difícil, não é? A última dica é: existe como salvar profiles — para usar a mesma configuração em outro personagem e também compartilhar com mais alguém as configurações.

Lembrando que este texto primeiramente foi publicado no site das Amazonas.

Texto Celeste (Sylvvia/ Caaesh)

Revisão Bê (Chopstix)