Sobre Macros

Sobre Macros

Sem categoria 0

Guia básica para fazer Macros

Oi, gente! Tudo bom? Eu sou o Assonac, caçador da Puzzles, terror dos curadores em semanas vulcânicas e trocador de fraldas!

Neste guia, quero ajudar vocês a utilizarem esse recurso tão fantástico que são as macros.

Para começar, o que é uma macro e para que serve?

Uma macro é um recurso que permite a você colocar diferentes condições, habilidades ou comandos para executar diferentes ações num só click. É bem mais fácil ver isto com um exemplo:

Você pode criar uma macro onde coloque para usar sua poção de combate, seus berloques e comece a lançar a primeira habilidade na hora de puxar o chefe, tudo isso num click só.

Agora que já viram que dá para fazer coisas bem bacanas com as macros, vamos entrar em como criar uma macro.

Para acessar o menu de macro, basta digitar “/m” no chat do jogo.  Vai abrir uma janela com 2 abas “Macros gerais” e “Macros do Nomedopersonagem”. Na primeira aba, você tem macros que são compartilhadas por todos seus personagens. Na segunda, você pode ter até 18 macros específicas para seu personagem.

Uma vez lá, clica em “Novo” na esquina inferior direita que abrirá a janela para criar. Primeiro coloca o nome da macro e acrescenta um ícone ou, se preferir, deixa na interrogação que fará com que o ícone mude em função da habilidade ativa. Após isso, só clicar em “salvar” e depois editar o conteúdo da macro.

Estrutura de uma macro

Uma macro deve ter sempre um comando (precedido por uma barra “/”) e um objeto (habilidade ou item da bolsa), e pode também ter condicionais.

Vejam uma macro básica:

/use Comando para matar

Nessa macro, o comando é /use e o objeto é a habilidade Comando para matar. Escrita assim, a macro faz exatamente a mesma coisa que a habilidade do grimório levada à barra de atalhos. Vamos fazer a macro um pouco mais útil:

/use [@focus][]Redirecionar

Desta forma, introduzimos uma condição dupla, que é a de que se temos um alvo no foco, vai lançar o Redirecionar nele ([@focus]). Caso não tenha foco, o Redirecionar vai funcionar normalmente ([]). É importante destacar que a macro lê as condições em ordem, e quando encontrar a primeira condição verdadeira, irá executar o objeto de acordo com essa condição. Eu recomendo colocar os colchetes sem conteúdo no final de uma sequência de condições, pois se nenhuma condição for verdadeira, irá ativar a habilidade normalmente, no lugar de dar erro.

Também da para colocar várias condições juntas, apenas precisa colocar elas entre colchetes “[]” separadas por vírgulas. Um exemplo um pouco mais complexo ficaria da seguinte forma:

/use [mod]Comando para matar;[@mouseover,help,nodead][@focus,help,nodead][]Redirecionar

Neste exemplo, se apertamos um modificador (Shift, Control ou Alt), executará Comando para matar, caso contrário, irá verificar as condições para o Redirecionar e utilizá-lo.

De forma geral, podemos ver que todas as macros vão seguir esta sequência:

/comando [condição_1A,condição_1B,condição_1N][condição_2A,condição_2N]Objeto_1;[condição_1A,condição_1N]Objeto_2

Tem um comando especial que é o #showtooltip, que determina o ícone que aparecerá no botão em função da habilidade que a macro ativará e mostrará as informações no tooltip correspondentes.

#showtooltip
/use Poção X
/use [mod]Comando para Matar;[@mouseover,help,nodead][@focus,help,nodead][]Redirecionar

Irá mostrar o ícone e as informações da Poção. Você pode forçá-lo a mostrar um ícone colocando o nome do objeto que você quiser assim na sequência, e até incluir os mesmos condicionais do comando:

#showtooltip [mod]Comando para Matar;Redirecionar

Desta forma, você terá a informação relevante da habilidade da macro, e não da poção.

Limitações das macros

É importante destacar que as macros têm algumas limitações.

A primeira limitação é que uma macro admite até 255 caracteres. Isto é bem tranquilo para a maioria dos casos, mas se você quiser uma macro muito elaborada, pode se encontrar com este problema. Assim, o uso eficiente dos caracteres se torna importante (por exemplo, evitar usar espaços desnecessários).

A segunda limitação é que dentro de uma mesma macro, não pode haver mais do que uma habilidade que ative o cooldown global (GCD em inglês). Quando a sequência da macro encontra uma habilidade que ative o GCD, a macro finalizará nesse ponto, esquecendo qualquer outra ordem que viesse depois.

A última limitação é que tudo que você colocar, salvo as habilidades, deve estar em inglês. As habilidades devem estar no mesmo idioma do seu jogo.

Comandos e condições mais comuns

Agora vou colocar apenas os comandos e condições mais usados e práticos, para poder fazer macros básicas que facilitem sua vida. Se quiser uma lista completa, pode ver no WoWpedia ou outros sites.

Comandos:

/use Objeto/Habilidade – Serve para ativar uma habilidade ou para usar objetos (poções, berloques, anéis, etc.);
/cast Habilidade – Serve para utilizar alguma habilidade, mas não para usar objetos. Eu prefiro usar /use pois tem a mesma funcionalidade mínima de /cast, mas permite usar objetos e tem 1 caractere a menos.

/cancelaura Aspecto da Tartaruga – Serve para cancelar alguma aura ativa em você;
/stopcasting – Serve para parar de lançar;
/say Estou falando – Serve para dizer algo no chat (texto branco na bolha de fala);
/yell Estou gritando – Serve para gritar algo no chat (texto vermelho na bolha de fala);
/targetlasttarget – Serve para trocar para seu alvo anterior.

Condicionais:

[mod] – Serve para ativar apenas quando você apertar algum modificador (Shift, Ctrl, Alt). Pode especificar qual botão é relevante [mod:shift] se você quiser fazer uma macro na qual se use vários (por exemplo, shift para uma habilidade, ctrl para outra – [mod:shift]Habilidade 1;[mod:ctrl]Habilidade 2).

Condicionais para alvo:

[@mouseover] Ativa a habilidade no alvo embaixo do seu cursor.
[@cursor] Ativa a habilidade embaixo do cursor (para habilidades de área com retícula).
[@player] Ativa a habilidade no pé do seu personagem (para habilidades de área com retícula).
[@focus] Ativa a habilidade no seu foco.
[@target] Ativa a habilidade no seu alvo.
[@pet] Ativa a habilidade no seu pet (muito útil para caçadores).
[exists] Ativa a habilidade se o alvo existe.
[harm] Ativa a habilidade se o alvo for inimigo.
[help] Ativa a habilidade se o alvo for amigável.
[dead] Ativa a habilidade se o alvo estiver morto.

Outros condicionais:

[talent:X/Y] Ativa a habilidade se você tiver o talento X da linha Y ([talent:1/2], talento 1 da linha 2).
[pet] Ativa a habilidade se você tem um pet ativo. Pode combar esta condição com a família de pet ([pet:Spirit Beast]) ou até com o nome específico do pet ([pet:Urssonac]).
[spec:X] Ativa a habilidade se você está na especialização identificada (spec de 1 a 4, seguindo a ordem da aba especialização do seu personagem).
[group] Ativa a habilidade se você estiver num grupo (pode ser [group:party] ou [group:raid] para especificar o tipo de grupo).
[stance] Ativa a habilidade se você estiver na forma correspondente. É muito útil para classes como druida ou rogue, que tem habilidades importantes diferentes dependendo da forma que estiver ativa. Veja as diferentes formas na tabela abaixo:

Se você colocar “no” na frente de algum comando, ele funciona também, fazendo o inverso daquele comando. Por exemplo:

[noharm] Ativa a habilidade se o alvo for não inimigo, ou seja, amigável ou neutral.
[nohelp] Ativa a habilidade se o alvo for não amigo, ou seja, inimigo ou neutral.
[nodead] Ativa a habilidade se o alvo estiver vivo.
[nopet] Ativa a habilidade se não tiver pet.
[notalent:1/2] Ativa a habilidade se você não tiver escolhido o primeiro talento da segunda linha.
[nospec:2] Ativa a habilidade se você não estiver na segunda spec.

Cast sequence

Além das sintaxes acima, tem uma que é um pouco mais complicada, é  a /castsequence, que irá listar uma série de habilidades a serem utilizadas numa sequência. A sintaxe tem a seguinte aparência:

/castsequence [condicionais] reset=condição Habilidade 1, Habilidade 2, Habilidade N

Como pode ver, tem um elemento novo, que é o reset. Isto é um elemento que faz com que a sequência de habilidades reinicie dependendo de alguma condição. Estas podem ser:

– nenhuma – a sequência só reseta quando finaliza (não recomendado salvo que não tenha como não finalizar)
– <número> – valor numérico em segundos
– target – mudou o alvo
– combat – entrou ou saiu de combate
– alt – apertou a tecla Alt
– ctrl – apertou a tecla Control
– shift – apertou a tecla Shift

É importante destacar que a sequência só irá avançar se, e quando, a ação X for executada com sucesso.

Veja alguns exemplos:

/castsequence reset=target/5 Comando para Matar, Disparo da Naja, Disparo da Naja
Esta macro vai usar Comando para Matar e depois duas vezes Disparo da Naja, mas se trocar de alvo OU passarem 5 segundos vai voltar para Comando para Matar. O exemplo não é necessariamente prático, mas só para ilustrar como funciona.

Exemplos de macros úteis para cada classe:

Por último, vou listar alguns exemplos de macros úteis para cada classe, de forma que possa servir de referência.

Bruxo:

Dot: Esta macro usa as habilidades no alvo sob o mouse ou no alvo em função da especialização que estiver usando: primeiro Imolação se for Destruição, se não usará Corrupção se for Suplício e por último, se for Demonologia usará Ruina se tiver o talento ou Drenar Vida se não tiver. Tudo isso enquanto manda seu Demônio atacar o alvo.

#showtooltip
/petattack
/use [@mouseover,harm,spec:3][spec:3]Imolação;[@mouseover,harm,spec:1][spec:1]Corrupção;[@mouseover,harm,spec:2][spec:2,talent:2/3] Ruina;[spec:2,notalent:2/3]Drenar Vida

AOE: Do mesmo jeito que a anterior, usa a habilidade em função de sua spec: Primeiro, em Destruição, usa Chuva de Fogo sob seu personagem se estiver apertando algum modificador ou sob seu cursor se não. Em Suplício usa Semente da Corrupção e em Demonologia usa Implosão. Tudo isso enquanto manda seu pet atacar o alvo.

#showtooltip
/petattack
/use [mod,@player,spec:3][@cursor,spec:3]Chuva de Fogo;[spec:1]Semente da Corrupção;[spec:2]Implosão

Dissipação: Se você não tiver um Diabrete como demônio, vai evocar ele (Evocar Diabrete). Se tiver um Diabrete como demônio, vai usar a habilidade Chamusco Mágico no alvo amigo sob seu mouse, se não tiver um alvo inimigo sob seu mouse, vai usar no seu alvo normal.

#showtooltip
/use [nopet:Imp]Evocar Diabrete;[pet:Imp,@mouseover,noharm][pet:Imp]Chamusco Mágico

CC: Se estiver apertando um modificador, vai usar Banir no alvo sob seu mouse ou no seu alvo normal. Se não estiver apertando um modificador, vai usar Escravizar Demônio.

#showtooltip
/use [mod,@mouseover][mod]Banir;[@mouseover][]Escravizar Demônio

Interrupção de feitiço: Se não estiver com a especialização Demonologia e estiver com o Caçador Vil como demônio, vai usar Bloquear Feitiço no seu alvo. Se não tiver o demônio, vai evocar ele (Evocar Caçador Vil). Se for Demonologia e tiver o Guarda Vil como demônio, vai usar o Arremesso de Machado no alvo sob seu mouse ou no alvo normal. Se não, vai evocar o Guarda Vil (Evocar Guarda Vil).

#showtooltip
/use [nospec:2,pet:Felhunter]Bloquear Feitiço;[nospec:2,nopet:Felhunter]Evocar Caçador Vil;[spec:2,pet:Felguard,@mouseover,harm,exists][spec:2,pet:Felguard]Arremesso de Machado;[spec:2,nopet:Felguard]Evocar Guarda Vil

Cavaleiro da Morte:

Taunt: Se apertar Alt, vai usar Comando Sombrio no alvo sob seu mouse ou no seu alvo normal.  Se apertar Shift como Sangue, vai usar Garra de Sanguinávido no alvo sob seu mouse ou no seu alvo normal. Se não apertar nenhum modificador, vai usar Garra da morte no alvo sob seu mouse ou no seu alvo normal.

#showtooltip
/use [mod:alt,@mouseover,harm][mod:alt]Comando Sombrio;[mod:shift,@mouseover,harm,spec:1][mod:shift,spec:1]Garra de Sanguinávido; [@mouseover,harm][]Garra da morte

Movimentação: Vai usar Avanço da Morte se: apertar algum modificador e tiver o segundo talento da linha 5 e não estiver na especialização Sangue, se não tiver o segundo talento da linha 5 e não estiver na especialização Sangue, se apertar um modificador e tiver o terceiro talento da linha 5 e estiver na especialização Sangue OU se não tiver o terceiro talento da linha 5 e estiver na especialização Sangue. Vai usar Andar do Espectro se: tiver o segundo talento da linha 5 e não estiver na especialização Sangue ou se tiver o terceiro talento da linha 5 e estiver na especialização Sangue. Além disso, vai usar Velonero, a racial dos Worgens (se for Worgen) ao apertar algum modificador.

#showtooltip
/use [mod,talent:5/2,nospec:1][notalent:5/2,nospec:1][mod,talent:5/3,spec:1][notalent:5/3,spec:1]Avanço da Morte;[talent:5/2,nospec:1][talent:5/3,spec:1]Andar do Espectro
/use [mod]Velonero(Racial)

Caçador:

Redirecionar: Usa Redirecionar no primeiro alvo existente na sequência: Alvo sob seu mouse > Foco > Ajudante > Alvo normal.

#showtooltip
/use [@mouseover,help][@focus,help][@pet][]Redirecionar

Defensivo: Caso esteja ativo, cancela o Aspecto da Tartaruga (serve para voltar rápido ao combate sem ter que esperar o buff passar). Se tiver um ajudante espiritual e apertar qualquer modificador, utiliza a habilidade de Lei da Selva. Se não utilizar modificador ou não tiver ajudante espiritual, ativa o Aspecto da Tartaruga.

#showtooltip
/stopcasting
/cancelaura Aspecto da Tartaruga
/use [mod,pet:Spirit Beast]Lei da Selva;Aspecto da Tartaruga

CC: Usa o Tiro de Concussão caso você esteja apertando um modificador no primeiro alvo da sequência> Alvo sob seu mouse > Foco > Alvo normal. Se não apertar modificador, colocará a Armadilha Congelante na posição onde está seu cursor.


#showtooltip
/stopcasting
/use [mod,@mouseover,harm,exists][mod,@focus,harm,exists][mod]Tiro de Concussão;[@cursor]Armadilha Congelante

Provocar do ajudante: Caso você não tenha um ajudante ativo, a macro chama o primeiro ajudante da sua lista (pode trocar o 1 pelo que você quiser). Se tem um ajudante ativo, utiliza o Rosnar dele, útil quando o tank pede um “taunt” pontual.

#showtooltip
/use [nopet]Chamar Ajudante 1;[pet]Rosnar

Utilidade: Se não apertar nenhum modificador, utiliza o Desvencilhar, mas caso você aperte algum modificador, utiliza o Fingir de Morto e o Fazer-se de Morto do ajudante, de forma a perder o aggro e sair do combate.

#showtooltip
/stopcasting
/use [mod]Fingir de Morto;Desvencilhar
/use [mod]Fazer-se de Morto

Ataque: Manda seu ajudante atacar o alvo e utiliza o ataque normal dos ajudantes (lista as três opções possíveis para não precisar de condicionais) ao tempo que usa o Comando para Matar. Se não tiver um ajudante ativo, chama seu primeiro ajudante. Sempre mostrará o ícone e o tooltip do Comando para Matar.


#showtooltip Comando para Matar
/petattack
/use [pet]Comando para Matar; Chamar Ajudante 1
/use Morder(Ataque Básico)
/use Garra(Ataque Básico)
/use Pancada(Ataque Básico)

Caçador de Demónios:

Interrupção de feitiço: Esta macro vai tirar o buff do inimigo no foco ou no alvo ao apertar algum modificador usando Consumir Magia, ou interromper o foco inimigo ou o alvo usando Interromper.

#showtooltip
/use [mod,@focus,nodead][mod,@target]Consumir Magia;[@focus,nodead,harm][]Interromper

Druida:

Ataque principal: Druida é complicado por conta das formas, que habilitam ou inhabilitam as habilidades, mas esta macro serve para usar as habilidades principais de cada forma.
Se estiver jogando de Equilíbrio e não estiver em nenhuma forma, vai ativar a Forma de Luniscante. Se estiver na forma de felino, vai usar Despedaçar e se estiver na forma de urso vai usar Destroçar.
Se estiver jogando de Feral e não estiver em nenhuma forma, vai ativar a Forma de Felino. Se apertar Alt, vai usar Ira Primeva, se apertar Shift vai usar Rasgar e se não, vai usar Estraçalhar.
Se estiver jogando de Guardião e não estiver em nenhuma forma, vai ativar a Forma de Urso, caso contrário, vai usar Destroçar.
Se estiver na forma de Moonkin ou jogando de Restauração, vai usar Ira Solar no alvo sob seu mouse ou no seu alvo normal.

#showtooltip
/use [spec:1,noform]Forma de Luniscante;[spec:1,form:2]Despedaçar;[spec:1,form:1]Destroçar;[spec:2,noform]Forma de felino;[spec:2,mod:alt]Ira Primeva;[spec:2,mod:shift]Rasgar;[spec:2]Estraçalhar;[spec:3,noform]Forma de Urso;[spec:3]Destroçar;[@mouseover,harm,nodead][]Ira Solar

Ressurreição de combate: Esta macro simples vai gritar no chat “Levanta seu noob!” e usar Renascimento no seu alvo sob o mouse ou no seu alvo, desde que sejam amigáveis e estejam mortos, ou no seu alvo normal se nenhuma das condições anteriores encaixar.

#showtooltip
/y Levanta seu noob!
/use [@mouseover,dead,help][@target,help,dead][]Renascimento

Formas: Esta macro vai funcionar para trocar de forma rapidamente. Se apertar Alt, vai se transformar em felino furtivo usando Espreitar. Se apertar Shift, vai entrar na Forma de Felino (útil para se movimentar). Se não, vai entrar na forma adequada para a especialização que estiver jogando (Equilíbrio -> Luniscante / Feral -> Felino / Guardião -> Urso / Restauração -> Arvoroso).

#showtooltip
/use [mod:alt]Espreitar;[mod:shift]Forma de Felino;[spec:1]Forma de Luniscante;[spec:2]Forma de Felino;[spec:3]Forma de Urso;[spec:4]Forma de Arvoroso

Guerreiro:

Salto Heroico: Esta macro vai usar Salto Heroico sob seu mouse sem usar a retícula, mas se usar um modificador mostrará a mesma.

#showtooltip
/use [mod][@cursor]Salto Heroico

Ladino:

CC: Esta macro vai usar Golpe Baixo se você apertar um modificador enquanto está furtivo. Se não estiver furtivo e apertar o modificador, usará Cegar. Se não apertar modificador e não estiver furtivo, usará Golpe no Rim. Se não apertar modificador e estiver furtivo, usará Aturdir.

#showtooltip
/use [mod,nostance:0]Golpe Baixo;[mod,stance:0]Cegar;[nostance:0]Aturdir;[stance:0]Golpe no Rim

Mago:

AoE: Esta macro vai usar a habilidade de AoE do Mago com retícula (Golpe Flamejante para Fogo e Nevasca para Frost) no lugar onde o jogador estiver se apertar um modificador ou no lugar onde estiver apontando com o mouse se não.

#showtooltip
/use [mod,@player,spec:2][@cursor,spec:2]Golpe Flamejante;[mod,@player,spec:3][@cursor,spec:3]Nevasca

CC: Esta macro vai usar Polimorfia no alvo sob seu mouse, no foco ou no seu alvo normal, o primeiro que existir.

#showtooltip
/use [@mouseover,harm][@focus,harm][]Polimorfia

CD de defesa pessoal: Esta macro vai fazer você parar de lançar (ou canalizar) e cancelar o Bloco de Gelo (se estiver com ele ativo, assim consegue voltar a atacar rapidamente sem precisar esperar o debuff acabar) em primeiro lugar, para depois lançar Invisibilidade se estiver apertando um modificador ou Bloco de Gelo#showtooltip
/stopcasting
/cancelaura Bloco de Gelo
/use [mod]Invisibilidade;Bloco de Gelo

Monge:

Mobilidade: Esta macro vai fazer você usar Transcendência se apertar um modificador e Transcendência: Transferência se não apertar nenhum modificador.

#showtooltip
/use [mod]Transcendência;Transcendência: Transferência

Paladino:

Dissipação: Se você está na especialização Sagrado, ele vai usar Purificar no alvo sob seu mouse ou no seu alvo. Se está em qualquer outra especialização, vai usar Purificar Toxinas no alvo sob seu mouse ou no seu alvo.

#showtooltip
/use [spec:1,@mouseover,help][spec:1]Purificar;[@mouseover,noharm,nodead][]Purificar Toxinas

Benção da XXXX: Serve para qualquer das Benções do paladino, aplicando a mesma segundo a sequência: Alvo amigável sob seu mouse > Foco amigável (se apertar um modificador) > Alvo

#showtooltip
/use [@mouseover,noharm,nodead][mod,@focus,noharm,nodead][]Benção da Liberdade

Sacerdote

Dissipação: Se você não estiver na especialização de Sombras e apertar um modificador, usará a Dissipação em Massa sob seu cursor. Se clicar ao passar o mouse sob um alvo inimigo usará Dissipar Magia. Se estiver na especialização de Sombras usará a habilidade Purificar Doença no alvo sob seu mouse ou seu alvo normal. Por último, se não cumprir nenhuma das condições anteriores, usará Purificar no alvo amigo sob seu mouse, no seu alvo amigo ou no alvo normal.

#showtooltip
/use [mod,@cursor,nospec:3]Dissipação em Massa;[@mouseover,harm,nodead]Dissipar Magia;[@mouseover,help,spec:3][@target,help,spec:3][spec:3]Purificar Doença; [@mouseover,help,nodead][@target,help,nodead][]Purificar

Xamã:

Dissipação: Se você apertar algum modificador, vai usar Expurgar no seu alvo sob seu cursor ou normalmente se não tiver alvo sob seu cursor. Se for Xamã Restauração, vai usar Purificar o Espírito. Se não, vai utilizar Purificar Espírito.

#showtooltip
/use [mod,@mouseover,harm][mod]Expurgar;[@mouseover,help,spec:3][@target,help,spec:3][@focus,help,spec:3][spec:3]Purificar o Espírito;Purificar Espírito

Stun / CC: Se você apertar algum modificador, vai usar Bagata no seu alvo sob o cursor, foco ou alvo. Se não, vai usar o Totem Capacitor sob seu cursor.

#showtooltip
/use [@mouseover,harm,nodead,exists,mod][@focus,harm,nodead,exists,mod][mod]Bagata; [@cursor]Totem Capacitor